Showroom: Rua Roberto Lúcio Aroeira, 406
Bairro Itapoã/Planalto - Região da Pampulha
Belo Horizonte/MG 31720-430
Atendemos em toda BH e região metropolitana
Cortinas BH e Persianas BH » Decoração retro sala: 15 dicas para te inspirar
Blog

Decoração retro sala: 15 dicas para te inspirar

Decoração retro sala: 15 dicas para te inspirar

A decoração retro sala é a escolha para quem deseja deixar sua sala de jantar ou sua sala de estar marcada pelo estilo, mas sem deixar de lado a criatividade e o conforto que precisam estar presentes, em qualquer lugar.

QUER DECORAR A SALA E NÃO QUER PAGAR CARO? NÃO PERCA NOSSAS PROMOÇÕES EM CORTINAS E PERSIANAS (PRODUTOS ORIGINAIS DE ALTO PADRÃO).

cortinas para casa

Quem está querendo saber mais sobre a decoração de sala estilo retrô precisa ter em mente que as cores vibrantes e intensas não são exclusivas, as cores mais claras também podem ser usadas.

O ideal é que haja equilíbrio na hora de misturar os tons e os móveis. Querendo saber mais sobre como montar uma sala estilo retrô? Então, continue acompanhando esse material que preparamos!

Qual a diferença entre sala vintage e sala retrô?

Antes de falar da decoração retro sala, vamos trazer a diferença entre uma sala retro e sua sala vintage.

Quando pensamos em um ambiente vintage, ele é formado por móveis que remetem às décadas de 50, 60, 70 e 80 e que não foram alterados, conforme os anos foram passando.

A sala vintage precisa ter tonalidades claras nas paredes, aliada a móveis antigos. Os vasos e as molduras também são elementos extremamente importantes. 

O foco desse ambiente está no equilíbrio para fazer com que tanto móveis quanto cores transformem o ambiente e façam com que ele seja aconchegante e harmônico.

Já a decoração retrô em uma sala é composta por uma peça que foi atualizada ou modificada tendo como inspiração um móvel antigo. 

A composição da sala retrô ainda precisa de uma paleta de cores que combinem entre si, mas nada impede que as tonalidades variam desde o vibrante a algo mais discreto.

O ideal é que a sala retro conte com móveis sob medida, pois isso vai ajudar a compor o ambiente como um todo. Essa sala ainda vai ter móveis que tem um design que passa por pernas pontiagudas, mais retas e alongadas.

Os móveis nem sempre vão ter cores vibrantes, mas costumam ser fabricados em madeira e que tem alguns detalhes em ferro, porque o retrô terá um toque moderno. Na sala de jantar, a sala retrô pode ganhar cadeiras palitos e coloridas.

Por que decorar sua casa ou apartamento é importante?

decoração retro sala

Seja uma casa ou um apartamento, a decoração é fundamental, pois ela é responsável por fazer com que o imóvel faça com que as pessoas se sintam bem, mas sem deixar a funcionalidade de lado.

Para muitos, a decoração é só pensar em design e nas cores que irão compor o ambiente, porém vai muito além, pois ela é responsável por fazer com que a família tenha uma casa prática, mas sem deixar de lado um espaço em que todos gostem de estar.

Além disso, a pessoa ainda vai ter uma casa bonita e confortável e sim, a beleza também é um elemento muito importante, pois isso também impacta diretamente na qualidade de vida.

Como deixar sua casa incrível com uma decoração retrô sala?

Quem quer ter uma casa incrível com uma decoração retrô sala pode apostar em móveis cheios de estilo. Para isso, a dica é apostar em algo que remete às décadas de 50 a 80 e isso pode ser um quadro, uma cadeira, entre outros.

Além disso, as cadeiras podem ser colocadas na sala. Elas devem ser coloridas e cada uma deve ter o seu modelo. 

A pessoa que quer ter um ambiente incrível ainda pode apostar em fazer uma mescla de estampas e cores, pois o retrô é marcado pelas diferentes tonalidades.

Nada impede ainda que você use itens que foram feitos com diferentes materiais, mas sem deixar de lado as cores que precisam ser marcantes e fortes.

Decoração retro sala: 15 dicas para te inspirar

Confira abaixo 15 dicas de decoração para inspirar e deixar a sua casa ainda mais bonita.

1- Cortina para sala

Cortina para sala

A cortina para sala é um elemento decorativo que não podem faltar e como a cor é o que move a decoração retrô sala, a dica é apostar em um ambiente que seja capaz de fazer com que mesmo os tons “fortes” conversem entre si, mas sem deixar de lado a funcionalidade que a cortina blackout oferece.

2- Móveis e estofados com pés palito

decoração retro sala: móveis para sala

Além das cortinas, o que não pode faltar em uma sala que quer uma decoração retro precisa contar com móveis e estofados que tenham os pés em formato de palito, pois eles são próprios deste estilo decorativo.

3- Móveis com design antigo mais elementos decorativos modernos

decoração retro sala

As peças decorativas do momento podem marcar presença nesta sala, mas elas devem ser colocadas próximas a objetos que tem design antigo como uma mesa ou um aparador.

4- Móveis devem ser elegantes e aconchegantes

móveis elegantes para sala

O aconchego e a elegância são marcantes nesse tipo de decoração, por isso é preciso contar com móveis que tragam essas características ao cômodo. As paredes podem contrastar com o sofá, por exemplo. 

5-Pintura deve contrastar 

pintura sala retrô

Na decoração retro, nada impede que as paredes sejam rosas, mas o sofá amarelo e tudo isso fica ainda mais bonito com a vitrola.

6-Móveis não precisam ser antigos, podem “parecer” antigos

decoração retro sala

Quem não quiser ter móveis antigos, a dica é apostar em móveis que “parecem” antigos. Em uma sala, nada impede que ela ganhe apenas quadros e um rádio de modelo mais velho.

7- Móveis podem ser restaurados

decoração retro sala

Uma forma de ter essa decoração, é apostando na restauração de móveis antigos, que podem ser usados, mas que também vão ganhar uma repaginada.

8-Mesa de centro e abajur

Mesa de centro e abajur

Nem sempre ela é um item fundamental, mas nada impede de colocar uma mesa lateral redonda, mas que tenha os pés palitos. Em cima dela, um abajur retro. A sala ficará perfeita!

9- Quadros retrô

Quadros retrô

quem optar por esse elemento decorativo deve colocá-los juntos e eles devem ter o mesmo estilo e seguir a paleta de cores para não destoar. 

10- Ilumine com luminárias retrô 

Ilumine com luminárias retrô 

Para compor o ambiente, as luminárias retrô podem ter as lâmpadas aparentes e nos variados estilos que podem ser de ferro, industrial ou coloridas. 

11- Ladrilhos hidráulicos

decoração retro sala: Ladrilhos hidráulicos

Sabe aqueles ladrilhos que estão lá no canto, sem uso? Pois bem, eles podem auxiliar na customização do ambiente, pois podem ser usados na criação de conceitos únicos. 

12- Mesa de cabeceira pode ser colocada na sala

Mesa de cabeceira

Esse móvel não é mais tão usado, mas nada impede que ele componha a decoração da sala. 

13- Use texturas diferentes

decoração retro sala: texturas

Em um projeto, as texturas podem ser usadas, pois elas tem o poder de unir o passado com o presente. 

14-Xadrez ou floral? Pode!

decoração retro sala

Uma das características marcantes do retro é recriar, por isso aproveite elementos com os tecidos estampados com flores ou xadrez. 

15- Abstrato ou geométrico

Essas formas também podem estar presentes na composição da sua sala, pois elas conversam entre si.

Porque cortinas e persianas são um sucesso para quem quer decorar a sala retrô?

Seja uma cortina romana ou persianas, elas são um sucesso para quem quer decorar a sala retrô, afinal os benefícios que os diferentes modelos decorativos são capazes de trazer são incomparáveis na composição de ambientes com todos os tipos de decoração.

Para decorar uma sala, é fundamental pensar no conforto que a cortina vai oferecer, pois cabe a ela bloquear a entrada da luz, seja do sol, das lâmpadas ou até dos carros que passam pela rua.

Sem contar que cabe a ela dar privacidade para toda a família, porque ela impede que os olhares curiosos vindos da rua, enxerguem a parte interna da casa. 

Além disso, cabe a cortina ou persiana fazer com que os ambientes tenham sempre uma temperatura agradável.

Quem está preparando a decoração da casa nova ou querendo dar uma repaginada precisa estar em contato com quem entende e pode dar dicas de cortinas. Por isso, fale com um profissional e tenha o ambiente dos seus sonhos, incluindo ainda a cortina para o quarto!

Precisa de orçamento? Converse conosco