O mofo é um dos principais causadores de doenças e pode ser altamente prejudicial para a saúde, inclusive nas residências de pessoas idosas e bebês.
Toda a família pode ter prejuízos pelas doenças causadas pelo mofo, principalmente aos mais sensíveis.
É muito comum identificar o mofo como manchas escuras, que podem ser encontradas em paredes, pisos e em alguns casos até mesmo no teto.
Além de prejudicar a aparência de um determinado local, podendo ser residencial ou não, ainda prejudicam também a saúde dos moradores e visitantes. Saiba tudo sobre este fundo aqui.
Boa leitura!
Entenda o que é o mofo
O mofo é considerado como o aglomeramento de diferentes tipos de fungos. Eles se formam geralmente em ambientes que são mais úmidos e também, naqueles em que não há muita luz solar.
Em alguns casos é possível identificar fungos que acabam causando manchas de diferentes cores como, por exemplo, cinzas, verdes, azuis ou vermelhas.
São diversos ambientes em que o mofo pode ser identificado e não, apenas nas paredes nos casos mais comuns.
Até mesmo dentro da máquina de lavar, é possível encontrar o mofo, mesmo que você mantenha tudo limpo.
Por vezes isso se deve ao fato de que o tipo de mofo encontrado, se prolifera muito mais rápido do que o normal e por isso, você não consegue “vencer” a sua reprodução.
Saiba como o mofo afeta a sua saúde
Independentemente do tipo do mofo ele pode causar alguns problemas para a saúde.
O mais prejudicial é o mofo que causa a mancha preta em paredes e outros locais.
Um dos fatores mais perigosos e que acabam prejudicando a saúde das pessoas, está no fato de que esse fungo consegue viver e se multiplicar no ar, o que por vezes acaba dificultando a atividade daqueles que limpam seu sofá e a casa com frequência, justamente para evitar a proliferação do mofo.
Alguns dos problemas de saúde mais conhecidos e que possuem sua causa na presença do mofo, são:
● Sinusite fúngica;
● Síndrome da resposta inflamatória sistêmica;
● Asma.
Por mais que não seja identificada como uma doença única, existem alguns sintomas que tem também a sua causa principal, no mofo.
● Queda de cabelo;
● Perda de memória;
● Depressão;
● Ansiedade;
● Tremores;
● Perda do olfato;
● Cansaço;
● Dor de cabeça.
Como conseguir se livrar do mofo
Se você está com algum dos sintomas mencionados acima, saiba que uma das atividades principais que devem ser realizadas, é procurar um médico para conseguir identificar quais serão as principais formas de realizar o tratamento.
Para conseguir eliminar o mofo e principalmente, fazer com que ele não retorne é preciso realizar alguns procedimentos, como você poderá verificar abaixo:
● O primeiro passo é realizar a raspagem da parede ou área que esteja com
umidade elevada, para iniciar o tratamento do problema em sua causa
principal;
● Logo após a raspagem, é necessário que seja realizado o procedimento de
impermeabilização. Através dessa técnica a umidade não poderá mais passar pela parede ou piso, por exemplo, evitando o aparecimento das manchas e também, as doenças causadas pelo mofo.
● Para finalizar, você pode passar novamente a tinta sobre o local que foi
raspado. Procure utilizar uma tinta que seja de qualidade. É possível encontrar opções de tinta, que já sejam impermeabilizantes.
Conclusão
Realizando esses passos você mesmo ou ainda, com o auxílio de um profissional será possível eliminar de forma permanente o mofo.
Existem ainda outros passos que podem ajudar no dia a dia, para eliminar o mofo até mesmo de roupas como, por exemplo, retirar as roupas que estão guardadas há mais tempo no guarda roupa, algumas horas antes de utilizar.
Além disso, procure deixar portas e janelas abertas para que o ambiente fique bem arejado e livre da umidade. Conheça nossos modelos de cortinas e papel de parede para quarto.