Showroom: Rua Roberto Lúcio Aroeira, 406
Bairro Itapoã/Planalto - Região da Pampulha
Belo Horizonte/MG 31720-430
Atendemos em toda BH e região metropolitana
Cortinas BH e Persianas BH » Cortina de trilho ou varão: qual é a melhor?
Blog

Cortina de trilho ou varão: qual é a melhor?

Cortina de trilho ou varão: qual é a melhor?

Cortinas são itens de decoração e proteção essenciais em muitos ambientes. Lojas, casas, escritórios, consultórios, etc., costumam fazer uso da peça. Mas na hora de escolher entre uma cortina de trilho ou varão, algumas pessoas podem ter dúvidas. 

E não é para menos. São dois modelos muito bons, práticos e que oferecem várias outras vantagens. Basicamente, a decisão vai depender das necessidades de cada ambiente. 

Quer saber mais sobre esses tipos de cortinas para escolher qual usar? Continue acompanhando o post!

Instalação

Ao escolher entre uma cortina de trilho ou varão é importante considerar a forma de instalação das duas. Isso porque a cortina de trilho requer um espaço em que possa escondê-lo, já que deixá-lo à mostra nem sempre fica muito bem no ambiente. 

É necessário um bandô de gesso ou madeira, ou de uma sanca para melhorar a aparência. De toda forma, uma pequena obra será necessária para a instalação. 

Já no caso das cortinas de varão, a aplicação é mais prática e relativamente fácil. Ao comprar uma, é bem provável que todos os materiais necessários já venham junto.

Geralmente é necessário apenas uma escada, furadeira, fita métrica e lápis para fazer as marcações na parede. 

Praticidade

Uma coisa que pouco se fala sobre qualquer cortina, é que a limpeza delas é essencial, pois tendem a acumular poeira e outras sujidades, como pelos de animais. E o acúmulo pode provocar ou piorar problemas respiratórios. 

E, nesse quesito, a cortina de varão sai na frente, pois ela é bem mais prática para retirar e para ser colocada de volta. No caso de cortinas para cozinha, por exemplo, que tendem a ficar engorduradas, o modelo com varão é muito mais indicado. 

Essa também é uma vantagem que faz com que esse tipo de cortina possa ser trocada com mais facilidade. Assim, caso você queira fazer uma pequena mudança na decoração, é só substituir a peça no varão. 

Quanto à movimentação, quanto mais trilhos, mais suave e fácil ela é. Por isso podem ser usados trilhos duplos ou até triplos para facilitar o movimento, caso você opte por uma cortina de varão.

Estética

Em termos de estética, especialmente quando se fala de cortinas para quarto e cortinas para sala, o trilho acaba oferecendo um visual mais clássico e é considerado mais elegante por muitas pessoas. 

Além disso, cortinas de trilho permitem um número maior de camadas e o uso de forro, dando mais versatilidade ao uso através de várias formas de combinações. 

Cortina de trilho ou varão: conclusão

No post de hoje apresentamos uma comparação entre as cortinas de trilho e as de varão. Você pôde conferir como é feita a instalação de cada uma delas e suas principais vantagens em relação à praticidade e estética. 

Ao escolher a cortina ideal, você deve levar em consideração o seu estilo e personalidade, assim como o do ambiente em que ela será instalada. 

E não importa a sua escolha, na nossa loja é possível encontrar todos os modelos. Conte também com a ajuda de profissionais especializados para te orientar e para instalar a sua cortina. 

Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos. Até a próxima!!