Showroom: Rua Roberto Lúcio Aroeira, 406
Bairro Itapoã/Planalto - Região da Pampulha
Belo Horizonte/MG 31720-430
Atendemos em toda BH e região metropolitana
Cortinas BH e Persianas BH » Como decorar aparador de sala?
Blog

Como decorar aparador de sala?

Como decorar aparador de sala?

Independente do local onde está, o aparador é um móvel que permite a expressão das suas preferências decorativas. Acompanhe esse post e confira 7 dicas para decorar aparador de sala e trazer personalidade ao seu lar.

O aparador é um móvel versátil que pode figurar os mais diferentes cantos da casa. Mas, sem dúvidas, a sala de estar ou de jantar é o local mais tradicional para essa peça de mobília coringa na decoração.

Ele pode ofertar suporte para itens com caráter funcional, como controles remotos, chaves e correspondências, peças de porcelana e outros utensílios relativos à sala de jantar. Assim como, pode ser adicionado ao cômodo para fins totalmente decorativos, expondo esculturas, vasos, etc.

Com tantas possibilidades de uso, é possível decorar aparador de sala de diversas formas diferentes. Para te mostrar algumas delas, preparamos esse post com 7 dicas sobre como decorar seu aparador de sala.

7 dicas práticas de como decorar aparador de sala

Antes de começar a decorar esse móvel, duas noções importantes devem te orientar no processo. A primeira é priorizar o uso de itens decorativos que funcionem no seu cômodo e que, principalmente, façam com que você se sinta bem e contente com seu lar.

A segunda é manter a função utilitária do móvel, caso ele não esteja sendo utilizado apenas para decoração. Dessa forma, se o aparador está no hall de entrada, cumprindo o papel de guardar itens úteis como chaves, correspondências, etc., elabore a decoração sem prejudicar a funcionalidade da mobília.

E, claro, saiba que é possível se divertir no processo de decoração, não se preocupe com os mínimos detalhes. Experimente configurações diferentes e adapte nossas dicas, se preciso.

1. Estabeleça um ponto focal

Escolha um elemento de destaque para ser o ponto central da decoração do aparador. Um quadro com arte ou espelho com formato ou moldura interessante funcionam muito bem como pontos que atraem o olhar.

Ambos podem ser apenas apoiados no móvel para um visual mais moderno e despojado. Além da estética, deixar os elementos apoiados é mais prático e facilita a substituição por outro item decorativo.

Mas, o mesmo destaque é alcançado se esses itens forem fixados à parede um pouco acima do aparador. Essa medida é indicada em casas com crianças pequenas ou animais de estimação que podem esbarrar no móvel e derrubar os elementos apoiados nele.

2. Traga um toque orgânico

Uma das melhores formas de decorar aparador de sala é com vasos de plantas. O motivo é o fato de poucos itens provocarem o mesmo impacto e terem a mesma capacidade de combinar com qualquer estilo que as plantas têm.

Visto que os aparadores são móveis tipicamente estreitos, escolha plantas que se adaptem a vasos menores. Em relação aos recipientes escolhidos, eles podem compartilhar a estética presente no restante do cômodo a fim de garantir um visual coeso.

Adquira plantas cujas condições de cultivo e manutenção sejam compatíveis com o ambiente e com sua rotina. Para acertar na escolha das espécies, vale conhecer algumas dicas sobre plantas na decoração de móveis.

3. Mescle objetos com alturas diferentes ao decorar aparador de sala

Unir vários elementos decorativos em um móvel sem planejamento, dificilmente, resultará em uma composição visualmente agradável e instigante. Um conjunto de itens decorativos com diferentes alturas, por outro lado, é mais interessante ao olhar.

Powered by Cia Web Sites

Luminárias de mesa, abajures e vasos de plantas altos e esguios são excelentes para adicionar altura à decoração do aparador. Livros empilhados podem desempenhar o papel de item com altura média na composição.

Os itens menores, que criarão contraste com os demais, podem ser bandejas ou pequenas caixas organizadoras para recolher as correspondências, por exemplo.

4. Ilumine o espaço próximo ao aparador

Iluminar a área onde o aparador está irá valorizar a decoração que você preparou. Isso pode ser feito de formas diferentes, vamos sugerir três delas.

A primeira consiste em utilizar nossa dica anterior e eleger uma luminária de mesa para cumprir dois propósitos, fornecer altura e luz. Para maior flexibilidade durante o uso, escolha um modelo direcionável.

A segunda demanda a instalação de uma luminária pendente ou arandela sobre o aparador. Se optar pelo pendente, escolha um modelo cujo diâmetro corresponde, aproximadamente, a ⅓ do comprimento do aparador. Essa medida ajuda a manter a proporção entre os elementos.

A terceira é focada em aproveitar a iluminação já existente no cômodo. Para isso, mude a posição do aparador e coloque-o entre duas luminárias ou abaixo de outro ponto de luz da sala.

5. Vá além da superfície

A superfície é o foco quando se trata de decorar aparador de sala. Mas, você pode ir além e utilizar a área inferior do seu móvel.

Esse espaço frequentemente esquecido pode abrigar uma ou duas banquetas ou puffs para auxiliar na retirada de calçados ou servir como um assento extra para visitas. A fim de aproveitar ao máximo essa área, escolha puffs com baú.

Posicionar uma cesta de bambu ou vime para guardar revistas, almofadas, etc. também decora e otimiza o espaço ao mesmo tempo.

6. Torne a decoração pessoal

Porta-retratos, lembranças de viagem, peças artesanais e itens de valor sentimental são ótimos para trazer sensação de aconchego e pertença ao lar. Por isso, não hesite em adicioná-los na hora de decorar aparador de sala.

Ao posicionar os elementos, procure mesclar as alturas para trazer harmonia à composição e aplicar as dicas anteriores.

7. Saiba que não é preciso preencher todo o espaço

Não se preocupe em ocupar ou aproveitar toda a superfície do aparador. O espaço vazio é tão necessário à decoração quanto os itens decorativos em si.

Áreas desocupadas criam um visual tranquilo, ordenado e complementam ambientes com estética simples e minimalista. Além disso, é útil ter um espaço vago para apoiar objetos quando necessário.

Como nossa dica final, reforçamos que a decoração deve harmonizar com o restante do cômodo e não deve prejudicar a funcionalidade do móvel.

Ouse, experimente, mude e reconfigure os acessórios decorativos e se divirta, porque com nossas dicas, decorar aparador de sala será uma tarefa fácil para você. Boa decoração!