Persianas ou cortinas? Saiba como escolher a melhor opção para sua casa

Persianas ou cortinas? Saiba como escolher a melhor opção para sua casa
5 anos atrás

Cortinas e persianas são itens essenciais para qualquer casa em condomínio em BH. São elementos que vão garantir conforto e privacidade ao morador e podem ser colocados em vários ambientes da casa.

No entanto, fica aquela dúvida do que seria melhor: a cortina ou a persiana. A verdade é que ambas as opções possuem vantagens, mas é preciso levar em conta alguns fatores como o gosto pessoal e a praticidade de instalação.

Se você está em dúvida entre cortinas ou persianas para sua casa, veja algumas dicas para escolher a que mais vai combinar com seu lar.

Cortinas BH

Cortinas BH

Cortinas são feitas de diversos materiais, além de serem mais aconchegantes. Ficam bem em casas com teto alto, em ambientes grandes e com janelas grandes.

Vantagens da Cortina

Dentre as principais vantagens de optar pelas cortinas em sua casa estão:

  • Tornar o ambiente clássico

A cortina também é um elemento decorativo, então, se você quer seguir um estilo mais clássico e que combina com tudo, o melhor é apostar nelas ao invés das persianas.

  • Preço mais em conta

Em comparação com as persianas, as cortinas são encontradas por preços mais baratos. Se a ideia é economizar, talvez seja melhor optar por cortinas. Isso se torna ainda mais interessante no caso de janelas maiores, em que será preciso uma metragem maior de tecido.

  • Protegem móveis e eletrodomésticos

As cortinas servem para proteger os móveis e eletrodomésticos da luz do sol, o que ajuda a fazer com que durem por mais tempo. Afinal, você já sabe que os raios solares podem estragar os eletrodomésticos e causar o aspecto envelhecido nos móveis da casa. Não importa o ambiente, se há incidência de luz solar, é preciso ter uma cortina.

  • Fácil de lavar

Apesar de acumularem poeira e sujarem facilmente, cortinas são mais fáceis de lavar. Basta retirá-las e colocar na máquina.

Desvantagens da Cortina

Já as desvantagens do uso da cortina envolvem:

  • Usa mais espaço

Cortinas ocupam mais espaço nos ambientes, o que pode ser um problema, principalmente se for um local menor. Você terá a sensação de que o quarto ou sala é muito pequeno ou lidará com cortinas arrastando no piso.

  • Suja mais facilmente

Apesar de serem feitas de diversos tecidos, cortinas podem acumular sujeira, mesmo com a opção de poderem ser lavadas na máquina.

  • Acúmulo de poeira

Quem sofre de alergias, como a rinite, pode ter nas cortinas um verdadeiro pesadelo. Elas tendem a acumular poeira mais facilmente, o ambiente perfeito para a proliferação dos ácaros. E, a única forma de limpar é lavando na máquina.

  • Não são interessantes para casas com pets ou crianças

Quem tem pets ou crianças pequenas em casa não vai ver muita vantagem nas cortinas, afinal, há o risco de sujeira frequente ou de rasgos.

banner orçamentoPowered by Cia Web Sites
Persianas BH

Persianas

Persianas são compactas e muito práticas. Também podem ser feitas de diversos materiais e são indicadas para pessoas que desejam criar um ambiente moderno e tornar a casa mais funcional.

Vantagens

Dentre as principais vantagens de escolher a persiana para sua casa, estão:

  • Persiana proporciona ambiente mais moderno

Persianas deixam o ambiente da casa mais moderno, principalmente quando você aposta em um tecido diferente. Aquelas de rolo, que são ao mesmo tempo um blecaute, dão um toque de modernidade a qualquer cômodo e combinam facilmente com tudo.

  • São perfeitas para espaços menores

Se sua casa para alugar em Belo Horizonte possui janelas pequenas, a persiana vai se encaixar melhor aos ambientes. Ocupa apenas o espaço em que a janela se encontra e vai dar mais amplitude ao quarto ou sala.

Além das janelas pequenas, as persianas também ficam bem em espaços pequenos, como nas quitinetes e apartamentos menores. Você não terá nada arrastando no chão, mas pode diminuir a entrada da luz solar com tranquilidade.

  • Funcionam como isolante acústico

Alguns tipos de persiana podem ajudar a diminuir o barulho que vem de fora, já que funcionam também como isolante acústico. Isso é ótimo para o quarto das crianças, do bebê ou para quem tem sono leve. Basta pesquisar o material de que é feito a persiana e perguntar se pode ser usada também como isolante acústico.

  • Controle da quantidade de luz do ambiente

Algumas vezes você deseja manter a privacidade, porém, quer que entre um pouco mais de luminosidade no ambiente. Cortinas não permitem fazer isso, já que ficam abertas ou fechadas, mas as persianas sim. Basta ajustar a posição de abertura, sem ser necessário levantar a persiana por completo.

Desvantagens das Persianas

Em relação as desvantagens de investir nas persianas, podem ser citados:

  • Manutenção da persiana é especializada

Dependendo do modelo escolhido, será preciso realizar a manutenção da persiana após um determinado período. O detalhe é que isso não pode ser feito por qualquer pessoa, mas sim por um profissional especializado.

  • Cuidados com a limpeza da persiana

Nem todas as persianas são fáceis de limpar. Além disso, não há a facilidade de colocar na máquina, como acontece com as cortinas. Modelos de metal, por exemplo, só podem ser limpos com um pano seco, sem uso de água ou qualquer produto químico, para não estragar a persiana.

  • Persiana tem o preço mais alto

Persianas são um elemento que pesam no bolso. Quando comparadas com as cortinas, a mesma metragem pode custar muito mais caro, tudo depende do material escolhido.

  • Instalação da persiana é mais trabalhosa

A instalação das persianas é mais trabalhosa do que a das cortinas. Na maioria dos casos você não poderá fazer sozinho e terá que contratar alguém. Ou seja, há um gasto extra para instalar.

O que levar em conta para a escolha entre cortinas ou persianas

Como você pode ver, tanto cortinas quanto persianas possuem muitas vantagens. Na hora de escolher o que é melhor para sua casa, leve em conta seu gosto pessoal e o quanto as desvantagens de cada uma pode incomodar.

Quem pretende gastar pouco, por exemplo, talvez deva investir em cortinas. A mesma ideia é válida para quem tem janelas muito grandes em casa, já que as cortinas harmonizam melhor.

Por outro lado, se você vive em um ambiente pequeno e quer aumentar a sensação de espaço, as persianas podem ser a melhor opção. Assim como nos casos de pessoas que tem alergias ou crianças em casa. As persianas serão sinônimo de praticidade.

Últimos Posts