Showroom: Rua Roberto Lúcio Aroeira, 406
Bairro Itapoã/Planalto - Região da Pampulha
Belo Horizonte/MG 31720-430
Atendemos em toda BH e região metropolitana
Cortinas BH e Persianas BH » Como otimizar o espaço na hora de decorar apartamentos pequenos
Blog

Como otimizar o espaço na hora de decorar apartamentos pequenos

Como otimizar o espaço na hora de decorar apartamentos pequenos

Uma das dificuldades da vida moderna é como otimizar espaço de apartamentos pequenos. Afinal, esse é um desafio relativamente recente e nossos hábitos ainda não se adaptaram à nova realidade.

Atualmente, a tendência das construtoras é de fazer imóveis menores. Isso serve para aproveitar melhor o espaço disponível e garantir que a demanda por habitação nos grandes centros urbanos será sanada. Para se ter ideia, atualmente já existem projetos de apartamentos de apenas 10m².

No entanto, isso gera o problema de como otimizar espaço de apartamentos pequenos, especialmente para quem morava em casas mais amplas antes.

Quer aprender o que fazer? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Aposte na versatilidade para otimizar espaço em apartamentos pequenos

Quando a situação apresenta um pouco mais de restrições para nós, é importante apostar em soluções versáteis para dar conta de todas as necessidades. Por sorte, o design de interiores está cheio de boas ideias nesse sentido.

O ideal para conseguir otimizar espaço de apartamentos pequenos é investir em móveis de qualidade e que sejam capazes de executar mais de uma função ou não tenham grandes restrições.

Um exemplo é o armário multiuso. Um bom modelo pode ser instalado na sala e dar lugar para os seus livros, mas também pode ser direcionado para o quarto, lavanderia ou outros espaços. Sua utilidade permite guardar vários objetos e manter a casa mais organizada.

Um banco longo, por exemplo, garante mais lugares na mesa (afinal, é mais eficiente que cadeiras), mas também pode virar um baú. Isso ajuda a organizar mais a casa.

Invista em móveis planejados de acordo com as suas necessidades

No item anterior, mencionamos a possibilidade de ter em casa um banco longo, capaz de se transformar em um baú para guardar certos objetos. Esse tipo de móvel não costuma ser encontrado facilmente nas lojas de departamento. Portanto, essa é uma das vantagens de investir em móveis planejados para a sua casa.

Quando você contrata uma equipe profissional para planejar os móveis, é possível ter produções customizadas para o seu lar de forma a solucionar problemas muito específicos.

Suponha, por exemplo, que a cozinha da sua casa tem um recorte muito específico e, por isso, é difícil aproveitar bem o espaço vertical para a instalação de armários de tamanho padrão.

Se você montar móveis planejados, conseguirá explorar ao máximo cada centímetro disponível para ter um espaço elegante, bonito e funcional.

Use as paredes a seu favor na decoração e organização do espaço

Normalmente, quando falamos de apartamentos pequenos, estamos citando o espaço horizontal do imóvel. Ou seja: a área da sua planta. Isso acontece porque o padrão é que o pé-direito de todos os imóveis seja mais ou menos do mesmo tamanho.

Portanto, podemos dizer que se falta espaço horizontal, você tem bastante espaço vertical para trabalhar. A melhor maneira de aproveitar isso, no entanto, é ao explorar as paredes de casa.

Use-as para instalar prateleiras, estantes e outros tipos de itens. Em alguns casos, pode até mesmo usá-las para iluminação ou decoração estética com quadros e pinturas.

Isso ajuda na organização da casa, mas também permite que o espaço fique mais otimizado para você.

Dê preferência a ambientes integrados no seu apartamento

Uma tendência de decoração moderna é o uso de ambientes integrados em espaços pequenos. O maior expoente dessa técnica é a famosa cozinha americana, muito vista naqueles programas de reforma da TV a cabo.

O benefício dessa técnica é ganhar maior amplitude em espaços pequenos. Imagine, por exemplo, uma sala de apartamento pequena com cozinha americana. O fato de não ter uma parede separando os dois ambientes faz com que fiquemos com a impressão de que ambos são mais amplos do que na realidade.

Por isso, o apartamento ganha uma transição mais orgânica entre ambientes, o que favorece a sua decoração e organização.

E aí, gostou de aprender como otimizar espaço de apartamentos pequenos? Agora é só colocar essas dicas em prática para decorar melhor o seu novo imóvel!

Se você conhece alguém que está com dificuldades para decorar um apartamento pequeno, envie este artigo para seu amigo! Quem sabe isso pode ajudá-lo?